As férias já estão acabando para a creche e já está na hora de pensarmos nas nossas atividades...Achei umas atividades bem interessantes e vou publicar aqui...
Objectivos em Creche
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A creche organiza atividades adequadas ao bom desenvolvimento da
criança nesta faixa etária, das quais apresentamos alguns exemplos
e as respectivas finalidades: -
Canções
– Memorização, linguagem, ritmo, gosto pela música, disciplina; -
Lenga-lengas
– Exploração dos sons e ritmos, expressão através da linguagem
oral, gestual e corporal -
Pintura com dedo, mãos e pés – Exploração de diferentes materiais,
cores, formas e texturas, controlo da motricidade, gosto estético -
Jogos – Compreensão de regras, socialização
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Modelagem
– Controlo da motricidade, capacidade de exploração -
Rasgagem e colagem – Motricidade, autonomia, iniciativa
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Histórias – Descoberta de si e do outro, linguagem verbal e não verbal,
imaginação -
Fantoches – Concentração, visualização
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Brincadeira livre e orientada – Socialização autonomia, liberdade de escolha
Atividades em Creche -
Os bebés e as crianças pequenas estão sempre dependentes do contacto
humano, de se lhes falar, da atenção que lhes dá e da ternura com
que recebem. -
Os amplos processos de aprendizagens que se realizam nesta fase da
vida, só podem ser accionados no calor seguro de uma relação
harmoniosa entre pais, educadoras e crianças.
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Habituação ao contacto e necessidades de contacto através da proximidade
corporal, carícias sempre repetidas de olhar para ela, conversar
com ela, bem como a sua integração no mundo das coisas. -
Educação da audição e da atenção através de sons barulhentos (vozes,
campainhas, pandeiretas, etc.) que mais tarde virão em direcções
diferentes, com alturas e sequências de sons diferentes.
Estimulação da própria produção de ruídos (bater palmas, sons
de roca, etc.) -
Educação da visão e da atenção através de estímulos luminosos e em
movimento, através de objectos com formas simples e cores nítidas
(bolas, rocas, etc.), para isso é conveniente limitarmo-nos a
poucos objectos que mostraremos muitas vezes. Mais tarde poderemos
acrescentar outros objectos mais pequenos, bem como imagens simples. -
Exercícios de movimentos bucais, sucção, lombar, mastigar (mais tarde, quando
se dão alimentos sólidos) e igualmente fazer brincadeiras com
sopro. -
Ensinar a apalpar, mexendo em vários objectos com a mão (ao principio será
conduzida). -
Exercícios para a movimentação das mãos, com estimulação para agarrar, dar
a mão, bater palmas, dizer adeus, bater à porta, atirar uma bola,
fazer construções, chapinhar, atirar com coisas, fazer
brincadeiras simples com os dedos, etc. -
Educação para a movimentação do corpo levando os movimentos espontâneos a
adaptarem-se a um dado ritmo com uma pandeireta cantando; rastejar,
rebolar-se, endireitar-se, pôr-se em pé, andar de mão dada. A
articulação da criança através dos exercícios de “ginástica”
rítmica tem uma importância muito especial. -
Preparar a capacidade de comunicação da criança chamando-a pelo seu nome
próprio, dizendo-lhe palavras ternas, dizendo o nome das pessoas e
coisas e falando-lhe incansavelmente durante todas as actividades. -
Estímulo para fazer ritmos: em conjunto e para cantar sons e melodias.
“Ensinar” a criança progressivamente a empregar palavras
determinadas para exprimir os seus desejos, ao pedir determinado
objecto, repetindo incansavelmente as palavras e tendo as reacções
apropriadas. -
Habituar a criança a pouco e pouco a beber pelo seu copo e a comer com a
colher. -
Habituar a criança a ter um determinado ritmo de vida.
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Fazer surgir e aprofundar estímulos emocionais, como alegria, confiança,
bem-estar, etc. dando à criança possibilidade de fazer
experiências, exteriorizando sentimentos, deixando-a participar e
aprovando os seus esforços. -
Tudo o que se faça terá sempre que ser adaptado à maneira de ser da
criança. -
Mostrar à criança como se faz, fazê-la colaborar e estimular a sua
participação e iniciativa. -
Todas as capacidades adquiridas devem ser incansavelmente exercitadas e
repetidas. Tudo o que queremos “ensinar” de novo deverá ser
incorporado somente através de pequenos passos. -
Todas as “ordens” que se dão, bem como os estímulos de aprendizagem
deverão ser simples, calmos mas enérgicos. -
É muito importante que a criança conheça e brinque com objectos que
há em todas as casas (tigelas, colheres de pau, molas de roupa,
botões, papéis, etc.). -
Além disto são necessários materiais como bolas, argolas para morder,
bonecos de pano laváveis, cestinhos, bolsas, livros de imagens e
mais da vida de todos os dias. (autora: Raquel Martins)
tirada do: http://educacaodeinfancia.com/category/creche/
ótimo artigo e oportuna publicação.
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